terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESERTO VERDE: DEPUTADO COBRA DA SEMA OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELO PLANTIO DE EUCALIPTO NO MA

plantio de eucalipto: deserto verde

A indústria do eucalipto  vem produzindo  um impacto sócio ambiental sem precedentes no interior do Maranhão. Baseado na produção da monocultura, o eucalipto dizima de forma impiedosa a flora e impacta diretamente a fauna que depende das florestas para sobreviver. Originário da Austrália, os   plantios são conhecidos como deserto verde.
madeira para produção de de celulose
 O deputado Hélio Soares(PP) subiu a tribuna da Assembléia Legislativa para cobrar da Secretária de Meio Ambiente do Estado do Maranhão uma posição sobre os impactos ambientais provocados pelo plantio indiscriminados do eucalipto na Região Tocantina e no Baixo Parnaíba. Segundo o deputado, as florestas e as pastagens vem dando lugar ao plantio da árvore.  O deputado denuncia que  grandes plantações vem sendo autorizadas ao se instalarem no Estado sem o devido cuidado do estudo de impacto sócio ambiental.
deputado Hélio Soares(PP) fez a denúncia 
Para se ter uma ideia, a Suzano uma das  gigantes do setor de papel e celulose no mundo chega a produzir por ano no Brasil  1,9 milhão de toneladas de celulose. Só a nova unidade que vai ser instalada em 2013  em  Imperatriz, sozinha, produzirá 1,5 milhão. Isso dá a dimensão do impacto ambiental e a preocupação do deputado que fez a denúncia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário