sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

JORNALISTA NEIVA MOREIRA PODERÁ CEDER O NOME PARA O NOVO COMPLEXO DE COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MA


Neiva morreu ano passado aos 94 anos

O deputado estadual Rubens Pereira Jr,(PCdoB) fez uma indicação do nome do jornalista Neiva Moreira para o prédio do novo Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.  “O Maranhão precisa resgatar o nome dos grandes homens da política e da imprensa”, declarou o deputado na tribuna da casa.
Nova Iorque, Ma - cidade natal
                                           Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque, Ma em 1917. Deputado estadual pelo PSP (1951 a 1955) e federal, pelo mesmo partido, de 1955 a 1964, Neiva foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão, após aderir à Carta de Lisboa, de 17 de junho de 1979, o documento oficial de fundação do partido, idealizado por Leonel Brizola. Deputado Estadual e líder da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa, Neiva Moreira foi um dos líderes da “Greve de 51” que mobilizou todas as camadas sociais e se firmou como o principal movimento de massas do Estado no século XX.
questões sócio-política  da América Latina
       Como jornalista, além de fundar a revista Cadernos do Terceiro Mundo, Neiva trabalhou como repórter no jornal O Pacotilha e foi dono do Diário do Povo, ambos de São Luís. No Rio de Janeiro, foi repórter dos jornais Diário de Notícias, Diário da Noite, O Jornal e revista O Cruzeiro. Ainda no Rio de Janeiro, colaborou em A Vanguarda, O Semanário e fundou O Panfleto. Cassado e preso pelos militares, no golpe de 1964, Neiva Moreira é membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira de número 16.





Nenhum comentário:

Postar um comentário