terça-feira, 16 de abril de 2013

TEMA DO PRÊMIO FAPEMA 2013 -“GLOBALIZAÇÃO E CIÊNCIA: O INTERCÂMBIO DE TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO”

ilustração do prêmio de 2012

Com 36,7% dos votos, o tema “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão” foi o vencedor da enquete que escolheu o tema do Prêmio Fapema, edição 2013. A votação para a escolha do tema teve início no dia 5 de fevereiro e esteve aberta no portal durante pouco mais de dois meses. Nas próximas semanas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) deverá lançar a marca e a identidade visual do prêmio com inspiração no assunto vencedor. Com a escolha “Globalização e Ciência” a fundação também pretende suscitar propostas que impulsionem o crescimento das pesquisas em várias frentes, como forma de garantir não só o avanço tecnológico, mas também o enfrentamento à pobreza. A ideia é propor um debate sobre o mercado global e sua integração com a cultura, a inovação e a possibilidade de abertura de novos negócios que favoreçam ao estado e ao país.

presidente Rosane Guerra
Para a presidente da Fapema, Rosane  Guerra, o tema escolhido para a premiação vem ao encontro do assunto que mediará as discussões do Fórum Mundial de Ciência 2013, evento que o Brasil sediará pela primeira vez, em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, sob o lema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”. “Com a eleição desse tema a sociedade mostra a sua preocupação em buscar soluções, por meio da pesquisa científica, para o enfrentamento de problemas socioeconômicos que afetam o nosso estado”, declarou Rosane Guerra. A presidente também lembrou que a Fapema possui vários editais na perspectiva de proporcionar aos pesquisadores locais intercâmbio com a ciência e tecnologia mundiais, como o de apoio às instituições maranhenses, por meio da participação de estudantes no macro programa do Governo Federal – Programa Ciência sem Fronteiras –, e os acordos de cooperação internacional que a fundação possui com o INRIA, CNRS, Fundação Bill e Melinda Gates e AIRD.
 Sobre o prêmio
vencedores de 2012
O Prêmio Fapema chega à sua nona edição como a maior premiação científica do Norte/Nordeste. O evento reconhece o talento dos pesquisadores locais e estimula a divulgação científica e tecnológica.
Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e "saberes populares”. Em sua primeira edição, no ano de 2005, foram 59 inscritos. Quatro anos depois, em 2009, o número aumentou mais de 300%, chegando a 243 inscritos. Em 2012, foram distribuídos prêmios que juntos chegaram a cerca de R$ 200 mil.



3 comentários:

  1. Essa Fapema não passa de um cabide de empregos.
    Só gera factóide. Pesquisa que é bom nada.



    Carlos da Ufma

    ResponderExcluir
  2. NAS EMPRESAS PRIVADAS QUANDO ALGUEM É REBAIXADO, É LOGO DEMITIDO. ESSA ROSANE A BATATA DELA ASSOU E ELA AAINDA NÃO SE TOCOU.

    ResponderExcluir
  3. Quero ver como é que vai ficar essa crise dessa presidente da Fapema com esse saco de gatos do Petista de fé

    ResponderExcluir