sexta-feira, 14 de junho de 2013

PSICULTURA: PRODUTORES DE ITANS REALIZAM DIA DE CAMPO

criador de Itans exibe matriz
MATINHA(MA) - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) promovem, neste sábado (15), das 8h às 13h, no povoado Itans, no município de Matinha, Dia de Campo sobre Piscicultura Sustentável.
Jorge Fortes, pres. da Agerp
O   presidente da Agerp, Jorge Fortes, antecipou que o Dia tem por finalidade divulgar a piscicultura desenvolvida por agricultores familiares de Itans, bem como demonstrar os resultados satisfatórios da assistência prestada pela Agerp e parceiros, o que tem tornado a comunidade em “referência na piscicultura maranhense”.
Ele espera reunir aproximadamente quatrocentas pessoas, entre moradores, agricultores familiares, gestores públicos, empresários rurais, técnicos, pesquisadores e lideranças para conhecer comunidade de Itans, que conta atualmente com cerca de 121 produtores de peixes em trezentos tanques. Itans localiza-se a leste de Matinha e tem limite com os municípios de Viana, Olinda Nova do Maranhão e São João Batista, formando um tripé de piscicultura e ficando quase a mesma distância da sede de cada uma destas localidades.

Hoje, possui cerca de mil habitantes distribuídos em 125 moradias, 95% das quais em alvenaria com fossas sépticas e água encanada. A expectativa para este ano é de uma produção de 960 toneladas de peixes, o que representa uma boa injeção de recursos na economia da região.
Veja o vídeo da produção em Itans/Matinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário