domingo, 14 de julho de 2013

CRESCIMENTO URBANO DE SÃO LUÍS : A BELEZA DE UMA CIDADE QUE CRESCE

Patrícia Godinho
Da equipe do jornal O Estado do Maranhão
vista do Parque da Lagoa da Jansen
São Luís mudou nos últimos anos. De um lado da Ponte José Sarney, no São Francisco, uma cidade histórica, cheia de adornos, mirantes, azulejos. Do outro lado, uma cidade ainda em formação, que cresce verticalmente e já começa a se impor. Há alguns anos, era quase possível contar o número de edifícios na capital maranhense. Nos dias de hoje, já é possível observar detalhes diferenciados que dão um ar moderno a esta nova cidade. É a arquitetura dando forma ao padrão do “menos é mais”, como dizia Ludwig Mies Van der Rohe, conhecido como um dos representantes da arquitetura moderna.
bairro do Renascença
A concentração de prédios com um padrão estético diferenciado é maior na região da Ponta d’Areia, mas em bairros como Renascença e Calhau também é possível observar construções recentes com detalhes arquitetônicos que eram pouco vistos em São Luís, há alguns anos.
A especulação imobiliária e a tecnologia impulsionaram a verticalização de setores em São Luís. Este processo simultâneo aconteceu em todo o país – o do crescimento da população urbana e o aumento do número de cidades que passaram a ter serviços e características de metrópoles. O aumento do número de veículos e, com isso, a melhoria em estradas e na pavimentação – embora ainda com muitos problemas estruturais - criaram um novo cenário, com mais pessoas vivendo em zonas urbanas que rurais.
modernidade na Av. Litorânea - prédios do morro
Junto ao processo de urbanização, ocorreu a necessidade de ocupação de novas áreas no entorno das cidades. As políticas econômicas de moradia possibilitaram financiamentos a longos prazos e, consequentemente, novos mercados. Por isso é que a verticalização sempre é apontada como um marco revolucionário na paisagem urbana, principalmente por produzir impactos significativos na estrutura interna das cidades, com destaque para padrões arquitetônicos cada vez mais modernos.
vista do centro histórico - Praça Benedito Leite
Consolidação - Certamente, um dos desafios da arquitetura moderna na capital foi se consolidar em uma região com heranças pátrias na construção e no comportamento, absolutamente entranhados no contexto histórico, pois o que determina a construção é a época. Mas São Luís recepcionou muito bem as novas características: traços sem ornamentação, utilizando formas geométricas simples e a supervalorização do concreto aparente. As construções modernizadas dão a clara impressão de que o prédio é limpo, é útil e seguro. Os casarões pomposos, as catedrais e igrejas históricas contornadas de adornos na paisagem tropical não ocupam mais o cenário principal, embora ainda tenham espaço na cidade. É a vez dos prédios comerciais e residências verticais. A impressão é que um prédio novo surge a cada manhã, tão rápida tem sido a expansão imobiliária na capital maranhense, um fator importante na transformação do aspecto visual da cidade.
conjunto da cidade: Praça Benedito Leite
O arquiteto Marcelo Carvalho, especialista em Incorporação e Desenvolvimento de Novos Produtos na Cyrela Brazil Realty, destaca que São Luís vive um momento de consolidação de padrões. Ele ressalta que a expansão imobiliária agregou significativamente em beleza, comodidade e ampliação de serviços para atender as demandas que correspondem ao estilo de vida atual, o que contribui para a transformação estética de parte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário