quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SANEAMENTO AMBIENTAL: Deputado Brandão defende construção de fossas no lugar de estações de tratamento de esgoto nas cidades banhadas pelas bacias dos rios maranhenses

Brandão não quer pressionar a Caema
O deputado federal Carlos Brandão(PSDB) defendeu a construção de fossas sépticas no lugar das estação elevatórias de tratamento de esgoto nas cidades maranhenses acima de 50 mil habitantes que ficam às margens dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim. O projeto de saneamento ambiental vem sendo executado na Região Nordeste pela Companhia de Desenvolvimento  do São Francisco – Codevasf.  O objetivo da instituição é retirar e tratar o esgoto in natura que é despejado diariamente sem tratamento nos rios maranhenses.
fossas contaminam o lençol freático
 Para o deputado as fossas, apesar de ser uma volta ao Século XVIII, não precisa de manutenção. A fossa é aquele buraco  cavado no chão onde se faz todas as necessidades fisiológicas, contaminado o lençol freático com coliformes fecais. A Codevasf faz todo sistema de rede de esgoto com as estações elevatória de tratamento e depois repassa para as companhia estaduais de saneamento para gerenciar.   
modernas estações de tratamento evitam esgotos nos rios 
O deputado Brandão sustenta sua tese pelo fato de não acreditar na capacidade de gerenciamento da Caema nos municípios.  Para o deputado  é mais fácil rotular  as estações de “elefante branco” do que cobrar ações e se indispor com o Governo do Estado através da Caema.
Em tempo, o deputado Brandão foi o autor do projeto de lei que ampliou a ação da Companhia, que já atuava nos vales do São Francisco e Parnaíba, para as bacias do Mearim e Itapecuru.

 O projeto de saneamento ambiental da Codevasf é umas maiores e importantes ações do Governo Federal na área de saneamento básico nas bacias do rios do Nordeste. Porém, não se ouve falar pelo fato de ser executado por uma empresa conceituada que não permite o uso eleitoral por prefeitos e deputados. 

Um comentário:

  1. Varão. A Péssima administração de Josemar Sobreiro em Paço do Lumiar começa a desmoronar ontem na seção da camara tivemos a certeza.

    A sessão ordinária desta terça (06) de agosto na câmara de vereadores de Paço do Lumiar.
    Enquanto o líder do governo, vereador Campelo se dirigia à plenária para discursar. Dez (10) dos quinze (15) vereadores presentes na casa se ausentaram do plenário, A atitude foi uma forma de protesto para o com o vereador presidente da casa e o líder do governo vereador Campelo.
    Os vereadores estão descontentes com a falta de respeito do Presidente da casa o vereador Leonardo Bruno e com o líder do governo o vereador campelo dentro da casa. Os mesmos estão fazendo pouco caso em relação aos pedidos feitos pelos colegas que preocupados com o povo luminense pedem esclarecimentos sobre execução dos projetos aprovados na câmara.

    ResponderExcluir