quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SUSTENTABILIDADE: CODEVASF BENEFICIA MAIS DE 20 MIL PESSOAS COM CISTERNAS DO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já beneficiou com cisternas do programa Água para Todos mais de 20 mil pessoas dentro da área de atuação da empresa no Maranhão. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água durante os períodos de chuva. Nesses meses, a água é captada no telhado da casa por um sistema de calhas e de canos para o interior das cisternas. A quantidade armazenada é capaz de abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até oito meses (desde que a família use a água apenas para beber e para cozinhar).
As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno e as principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados pela Codevasf aos beneficiados, a água é própria para beber e para o preparo de alimentos.

No Maranhão houve instalação de cisternas nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Codó, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São Mateus do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. Outros municípios que receberão cisternas são: Capinzal do Norte, Coroatá, São João Batista e São João do Sóter. A meta inicial de instalação de 4.302 cisternas já foi concluída. Existe ainda um aditivo para mais 1.075 cisternas, o que aumenta a meta atual para 5.377 unidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário