quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ELEIÇÕES 2014: PT muito perto de lançar candidatura própria ao Governo do Maranhão no ano que vem

Monteiro e Henrique perto de um acordo
Tudo indica que o Partido dos Trabalhadores do Maranhão deve lançar candidatura própria ao Governo do Maranhão nas eleições de 2014. A  convergência em torno da tese anda bem avançada entre a CNB nacional e a ala  sarneysista do partido no Maranhão. Em tempo, gente ligada ao conselheiro TCE Washington Oliveira, já anda defendendo essa tese abertamente. O acordo passaria pela resolução do imbróglio da eleição do PED que ainda se encontra subjudice no estado. A executiva nacional declarando Henrique Sousa vencedor do PED (que foi o único candidato que defendeu a tese de candidatura própria) resolveria a crise do partido com relação à eleição do próximo ano.
Dino com Dilma no Congresso do PT 2013
 No centro da crise está  o comunista  Flavio Dino (PCdoB). A candidatura de Flavio ao governo do Maranhão  é o principal projeto político do PCdoB  para 2014. Prova  do prestigio dele são as aparições do maranhense nos programas eleitorais  na televisão,  veiculado em rede nacional. O presidente da Embratur, sempre aparece como destaque - figurando  como estrela comunista. A viabilidade da candidatura de Dino vem sendo colocada na mesa de negociação com o PT. Os comunistas alegam   que desde 1989  vêm apoiando os projetos políticos do PT sem restrições. Que agora é a vez do PT dá sua contribuição.
 
presidente Rui Falcão e a ala sarneysista da CNB
A avaliação da CNB  é que  se  o PT fechar com o Grupo Sarney - indo para a candidatura de Luis Fernando Silva(PMDB), corre o risco de perder  um aliado histórico importante na corrida para a reeleição da presidente Dilma Rousseff(PT). É exatamente isso que o presidente Rui Falcão não quer  que aconteça.
Com a candidatura própria, o PT  teria uma saída honrosa do processo. A legenda liberaria  seus filiados para apoiar quem quisesses na eleição para o governo do estado. Já a conjuntura e a presidente Dilma iriam decidir o melhor palanque para sua campanha no Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário