sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AWÁ-GUAJÁ: 115 mil hectares para 33 índios – Governo Federal, desde a colonização, usa os índios para proteger suas terras

curumim awá-guajá: 3 anos
Se  o Governo Federal pegasse  um indiozinho curumim(de 3 anos de idade), dos que restam da Nação Awá-Guajá    e colocasse  no jardim infância - junto com qualquer criança não índio, dando as mesmas condições de escola de qualidade,  os dois chegariam na faculdade com o mesmo pé  de igualdade.
Mas o governo trata os índios como se fossem incapazes.  Faz e fez isso de propósito, desde a colonização.  Porque sempre usou a causa indígena para manter o espólio das terras da união. Nessas ditas reservas, estão os diversos tipos de minérios no subsolo. Riquezas que vão do minério de ferro, ouro ao diamante. Sem usar os índios, o governo não teria como justificar tanta terra em seu poder, já que existe a pressão dos movimentos socais pela reforma agrária.
índios só podem pescar
Os índios são usados e abusados, “protegidos” por uma lei hipócrita   da Constituição Federal. “A terra é dos índios”. Na verdade os silvícolas, como são discriminados, não passam de “fiéis depositários” - sem ter os mesmos direitos na Constituição, garantida a todos os brasileiros. Nem votar eles podem. A não ser pescar e caçar em terras devastadas pela  ganância da industria ilegal da extração de madeira. Na visão do governo, a madeira os invasores brancos pode tirar a vontade.   O que interessa para a  União é o que existe no subsolo.
O caso dos Awá-Guajá é bem emblemático. Qual o interesse que o Governo Federal teria em distribuir cerca de 115 mil hectares de terra para 33 índios? Já que o mesmo  governo não dá o
mínimo de dignidade para essas nações? Nem saúde, e muito menos educação e nenhum tipo de assistência. Então  por que iria doar tanta terra para tão poucos?! No caso dos Awá-Gaujá,  a causa indígena, mais uma vez, serve para proteger seu patrimônio e ainda sair na foto como governo que cuida e preserva  suas tradições culturais e o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário