sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Assembleia Legislativa ganha complexo de comunicação; a inauguração será na segunda-feira


Será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 17, às 18h, o novo Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, considerado uma das estruturas mais modernas de comunicações oficial do Brasil. O complexo comporta em sua estrutura a Agência de Notícias, a TV Assembleia e a Rádio, com as mais modernas tecnologias do setor.
Para Jacqueline Heluy, diretora adjunta de Comunicação, a ideia de integrar rádio, TVe WEB em um só ambiente trará mais agilidade na divulgação das informações. “A comunicação integrada vem de forma positiva tanto para nós que levamos a notícia, quanto para o nosso público. O modo de gerenciar toda a preparação e divulgação da notícia vai ser mais rápido e mais eficiente. Tudo para que as ações do Legislativo cheguem à casa dos nossos ouvintes, leitores e telespectadores com transparência e agilidade”, disse.
O novo Complexo de Comunicação da legislativo maranhense é proporcional à grandeza, não somente das estruturas físicas e arquitetônicas da sede do parlamento maranhense, mas sobretudo das funções institucionais e políticas do Poder Legislativo do Estado do Maranhão. A obra também é demonstração da gestão arrojada e empreendedora do presidente da casa, deputado Arnaldo Melo. 
Várias autoridades locais e nacionais são esperadas para lotar o Auditório “Deputado Neiva Moreira para este momento histórico, entre os quais o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e o senador José Sarney.
Nova estrutura
Com um investimento total de R$ 17 milhões e construído em uma área de 2.900 m² em modelo arquitetônico moderno, o ‘Complexo de Comunicação’ é divido em três pavimentos com elevadores, totalizando 45 salas. O térreo abriga os espaços de maior circulação, como por exemplo, camarim, sala de externa, manutenção da tv, sala técnica, estúdio de tv e auditório. No primeiro pavimento estão o arquivo, camarim, sala de reunião, mídias digitais, telefonia, CPD, ilha de pós-produção, sala de áudio, central técnica, master, switter, estúdios de rádio e a News Room – um novo conceito de redação com 44 bancadas para repórteres, que permite a integração entres os três veículos (rádio, tv e web). Já no segundo e terceiro pavimentos ficam as salas das diretorias, subdiretorias, coordenadores e o setor administrativo.
Para Jacqueline Heluy, diretora adjunta de Comunicação, a ideia de integrar rádio, tv e web em um só ambiente trará mais agilidade na divulgação das informações. “A comunicação integrada vem de forma positiva tanto para nós que levamos a notícia, quanto para o nosso público. O modo de gerenciar toda a preparação e divulgação da notícia vai ser mais rápido e mais eficiente. Tudo para que as ações do Legislativo cheguem à casa dos nossos ouvintes, leitores e telespectadores com transparência e agilidade”, disse.
Com o novo prédio a televisão, que já funciona em canal aberto, se modernizou ainda mais, ganhou novas ilhas de edições, as câmeras serão as mais modernas, enfim, toda a parte técnica foi completamente repaginada. E, agora o estúdio de gravação fica integrado à redação, um modelo moderno de se fazer jornal.
“O telespectador já deve ter percebido e vai perceber que a qualidade da imagem já melhorou consideravelmente. Nós temos um link digital, um sinal digital pra toda ilha de São Luís. O nosso é o segundo melhor sinal digital da capital. Vamos fazer uma nova averiguação para que a tv chegue com toda qualidade também em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa”, garante o diretor da TV, Adalberto Melo.
A programação que até então se resumia em programas como o Telejornal ‘Portal da Assembleia’, ‘Parlamento Cidadão’, ‘Em Foco’, ‘Parlamento Literário’, ‘Documento Especial’ e nos programetes ‘Ta na Lei’, ‘Agora eu Sei’ e ‘São Luís do jeito que é’, vai começar a se ampliar. Uma das ideias é ter um jornal matinal, que segundo a coordenadora de Jornalismo da TV, Cristiane Moaraes, “o novo telejornal vai informar a sociedade maranhense de forma mais factual as questões sociais, como por exemplo, demandas do sistema prisional”.
“Estamos aumentando a quantidade de programas para que possam dar conta dessa transmissão e ampliando os espaços jornalísticos. Uma nova grade de programação está vindo por ai.”, disse Adalberto Melo.
O rádio também trará novidades. A rádio Senado FM abrirá um espaço de duas horas em sua grade de programação para a Rádio Assembleia.
Décio Sá será homenageado
Homenagens
Cada setor do prédio faz uma homenagem em memória a jornalistas e radialistas maranhenses. No rádio, o estúdio de transmissão é chamado de ‘Núcleo Radialista Tony Castro’ e o estúdio de gravação ‘Núcleo Radialista Denny Cabral’. O estúdio de Tv recebeu o nome ‘Núcleo de Tv Jornalista Coelho Neto’ e a News Room ganhou o nome ‘Núcleo Jornalista Décio Sá’. O auditório foi batizado com o nome do jornalista Neiva Moreira.
(Com  informações do jornal O Imparcial)


Nenhum comentário:

Postar um comentário