segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Awá-Guajá: expulsão dos lavradores começou mesmo antes do prazo dado pela Justiça

fotos: Abrãao Gomes
Começou neste sábado 22 de Fevereiro de 2014 a chamada"desintrusão" da reserva indígena Awá-guajá.O prazo para o início da desintrusão termina nesta segunda feira 24 de Fevereiro, mais alguns dos pequenos agricultores já começaram a sair de suas casas.

Na bagagem de muitos, apenas tábuas, arame farpado, carvão, farinha, arroz e muita dor pela perda da maior parte de suas vidas, pois foram ali que os mesmos dedicaram anos e anos de trabalho e sofrimento para ganhar o pão de cada dia e em poucas horas tudo vai ao chão, inclusive a casinha construída por barro e coberta por calha, conhecida como "casa de cavaco ou casa de taipa".
A expulsão é de pessoas humildes, que dedicaram suas vidas em lavouras, não de maconha como chegou a citar um certo secretário, mais sim lavoura de produtos que
tinham um destino certo; "a mesa do brasileiro" que hoje não sofre tanto com a tal desintrusão, mais que em breve esse peso será sentido no bolso de cada um.
A tal desintrusão no Maranhão parece ser mais dura, pois em outros estados brasileiros é cedido pelo menos uma lona preta aos desabrigados e em São João do Caru nem a lona preta.

http://www.saojoaodocaru.com/http://www.saojoaodocaru.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário