segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Parceria: Senar e Sebrae definem ações para o Programa Sertão Empreendedor


Uma reunião envolvendo representantes do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar/MA), Senar nacional e Sebrae/MA definiram estratégias de ação para o alinhamento final na elaboração e implantação do Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido no Maranhão, que será desenvolvido em uma ação conjunta entre essas instituições.
O programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais, calcado, principalmente, na mudança comportamental dos envolvidos por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, o Maranhão, por não ter oficialmente municípios no semiárido, é muito prejudicado em relação aos programas oficiais destinados ao Nordeste. “De acordo com estudos já realizados, cerca de 46 municípios maranhenses têm características do semiárido, baixos indicadores socioeconômicos, vulnerabilidades climáticas e grande parte dos solos degradados”, informou.
apesar de não constar no mapa Ma entrou no projeto
Para que as ações do programa Sertão Empreendedor se concretizem, foram selecionados 12 municípios, com investimentos iniciais da ordem de R$ 1.305.241,00, para atender os empreendedores rurais selecionados dos municípios de Caxias, Codó, Governador Luís Rocha, Fortuna, Governador Eugênio Barros, Chapadinha, Buriti, Mata Roma, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo e Magalhães de Almeida. Basicamente, os critérios prioritários para seleção dos municípios foram a presença do sindicato de produtores rurais organizado, o interesse dos gestores municipais e ser área de atuação do Sebrae/MA.
cabra anglo-nubiana: potência de carne e leite
Empreendedores – Para cada município, o Senar vai atender no mínimo 20 empreendedores rurais (pequenos e médios produtores) e com estimava em torno de 240 empreendedores rurais de forma direta e 960 indiretos para uma nova convivência harmônica e produtiva com o semiárido maranhense. O foco estará centrado nas cadeias produtivas da mandiocultura, caprino-ovinocultura, leite e mel.
Um aspecto relevante para o êxito dos negócios rurais diz respeito à necessidade de mudança de comportamento dos produtores rurais diante das adversidades encontradas nos períodos de fortes estiagens.
Mais
reunião do Senar com o Sebrae

Presentes na reunião os presidentes do sistema Faema/Senar, José Hilton Coelho de Sousa; da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PB, Mário Pereira Borba; superintendente do Senar, Luiz Figueiredo; gerente do Sebrae/MA da Área de Soluções e Interlocuções, Luís Portela; coordenador nacional de projetos do Senar/DF, Joaci Medeiros, e o coordenador e executor do projeto no Maranhão, Nicolau Barros.

 Por Marcos Caminha
Assessoria do Faema/Senar


Nenhum comentário:

Postar um comentário