segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

UM MOVIMENTO QUE VEM DO INTERIOR: 117 municípios maranhenses se mobilizam para lutar por cidadania contra a corrupção


Manifestação no povoado Cocos/Benedito Leite
Esse fim de semana os moradores do povoado Cocos, - zona rural do município de Benedito Leite,( Região Sul do Estado)  pegaram as faixas e foram para as ruas para protestar. O movimento é organizado, mobilizado e divulgado pela internet.
O Primeiro Encontro Regional dos Fóruns e Redes de Cidadania do Sul do Maranhão, foi  realizado no povoado  Cocos - Benedito Leite. O tema da manifestação foi: “O  povo na luta contra as violações dos direitos humanos”. O povoado Cocos  ficou conhecido em todo Brasil quando os moradores  tocaram fogo em urnas eletrônicas nas eleições de 2008 revoltados com transferências ilegais de eleitores.

No povoado só tem duas formas de comunicação direta  com mundo. A primeira  é através um sistema de  telefonia  fixa da Oi - que na maioria das vezes fica sem sinal. A outra forma de comunicação é no mínimo inusitada.  A população se aglomera em torno de uma escola pública onde vaza o sinal da web através de um modem instalado na administração do colégio. É único ponto de internet para cerca de 500 moradores. Munidos de aparelhos celulares, eles se organizam, mobilizam e divulgam o movimento interagindo também com lideranças de outros  municípios.
Movimento presente em 117 munícípios maranhenses
Diante de tanta falta de perspectiva no interior do Maranhão a sociedade civil começa a se organizar para lutar pelos seus direitos. Um grande movimento social que está surgindo nos municípios maranhenses  que promete abalar as estruturas do poder. O movimento é através da Rede de Fóruns de Cidadania. Uma Organização Não Governamental  que já tem presença atuante em 117 dos  217  municípios maranhenses. São pessoas que voltaram da cidade grande e outras que resistiram ao êxodo rural  e se juntaram para lutar por direitos básicos. Eles lutam contra a corrupção, por saúde e educação de qualidade, moradia, saneamento básico, e todos os tipos de inclusão.
manifestação em Santa Luzia
O movimento é apartidário e luta pelas desigualdades sociais impostas pela falta de políticas públicas das três esferas do poder(federal, estadual e municipal). A falta de perspectivas da população fez surgir uma onda de protestos puxados por esses movimentos que começam a ganhar eco  no Maranhão. A s reuniões do Fórum já vem acontecendo em todas as regionais do Maranhão com grande adesão da população.




Nenhum comentário:

Postar um comentário