quinta-feira, 27 de março de 2014

Fetaema reforça pré-candidatura de Flávio Dino e compõe Programa de Governo


Na sessão do Conselho Deliberativo da Fetaema (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão), o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou que concorda integralmente com as propostas apresentadas em 20 de março pela entidade, como subsídio para o Programa de Governo. O aceite foi informado pessoalmente pelo pré-candidato na noite da última quarta (26).

Após debates com a entidade em diversos municípios e do encontro com a diretoria da Federação, Dino apresentou aos mais de 300 conselheiros de todo o estado presentes no evento uma “Carta aos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão”. O documento discute os termos apresentados pela Fetaema e, no final, assume o compromisso de que as sugestões serão parte integrante do Programa de Governo.

Para Dino, o relatório apresentado pela Fetaema, com problemas, mapeamento e sugestões para superar os entraves para o desenvolvimento da vida dos trabalhadores do campo “vão ao encontro do esforço empreendido pelo movimento ‘Diálogos pelo Maranhão’, em busca da superação da lógica de exclusão quase total da agricultura familiar nas pautas governamentais” do estado.

Questões como o assessoramento técnico, o desenvolvimento de pesquisas e extensão rural, acesso ao crédito e apoio á comercialização fazem parte do compromisso assumido pelo pré-candidato com a classe de trabalhadores do campo representados pela Federação.

O presidente da entidade, Francisco Miguel, afirmou que, diante do compromisso, o sindicato apoiará a pré-candidatura de Flávio Dino e reafirmou que as pautas dos trabalhadores continuarão sendo o norte dessa aliança. Entre as prioridades para o movimento estão Políticas Públicas que atendem às diversas formas de desenvolvimento do campo.

A contribuição do sindicato no Programa de Governo também foi destacada por Rose Mary, membro da diretoria. “Diante do quadro social lastimável que há décadas assola o Maranhão, precisamos avaliar juntos como fazer para melhorar esse cenário,” afirmou.

O plenário do Conselho Deliberativo foi ouvido e diversos membros deram sugestões e fizeram questionamentos em um modelo de desenvolvimento que combata o trabalho escravo, dê assistência aos assalariados rurais, tenha políticas públicas para juventude e educação no campo, assistência técnica e circulação e aumento da produção maranhense. “Vamos participar ativamente desse novo modelo de governo e desenvolvimento que está sendo proposto,” avaliou Maria Lúcia Vieira.

Ao lado dos trabalhadores

Francisco Sales, ex-presidente da Fetaema, foi um dos presentes a relembrar a participação ativa de Flávio Dino nas lutas dos trabalhadores maranhenses desde o início de sua carreira. “O mais importante é que sabemos e conhecemos Flávio Dino a ponto de saber que ele compreende que nós trabalhadores precisamos da prática, da estrutura e do apoio governamental,” destacou.

Durante 12 anos como juiz federal, Dino decidiu causas importantes nesse setor. Durante os debates, o pré-candidato afirmou que todas as suas decisões foram sensíveis às causas dos trabalhadores “porque nisto está o senso de Justiça”.

Na disputa eleitoral de 2010, a pré-candidatura de Dino foi apoiada pela Fetaema e em 2006, ele foi também um dos nomes indicados pela entidade para representar a causa dos agricultores do Maranhão. Na Carta entregue à categoria, Dino destacou a defesa da Reforma Agrária feita em voto proferido durante sua atuação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal em Brasília, contra projeto de lei que previa regras brandas e dificultava a desapropriação dos latifúndios.

“Este reunião demarca um ponto-fixo desta pré-candidatura, porque é deste lado que me mantive ao longo de 38 anos de atuação pública. Aqui, temos a comunhão de ideias e esse debate continua. Vamos construir esse novo modelo de desenvolvimento juntos. Um governo aberto, transparente e com controle social” finalizou Flávio Dino.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário