terça-feira, 25 de março de 2014

São Luís vai sediar reunião do Conselho Nacional de Educação


São Luís foi escolhida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como cidade-sede da reunião anual da entidade fora do Distrito Federal. Como parte do regime de colaboração, a Prefeitura de São Luís, através do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reuniu-se com o conselheiro nacional de Educação, Moacyr Feitosa; com a secretária-executiva do Conselho Nacional de Educação, Andréa Malagutti; com o secretário-adjunto de Educação do estado, Fernando Silva; e com representantes do CNE. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na tarde desta segunda-feira (24).

“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, seguimos com a política de colaboração e de engajamento junto às discussões que acontecem em âmbito nacional em todo o país. Estar dentro do roteiro de mesas de diálogo sobre pautas da Educação gera, para nós, possibilidade de compartilhar da diversidade de experiências e expandir a qualidade de nossa atuação”, declarou o secretário Geraldo Castro.

Desta vez, conselheiros nacionais, secretários municipais e gestores escolares poderão acompanhar, na capital maranhense, a discussão das principais pautas nacionais da educação, prevista para maio deste ano. “Todo ano reunimos o conselho em uma cidade fora de Brasília. Escolhemos locais estratégicos para discutir as políticas educacionais do país e pela importância de São Luís para todo o estado, a nossa escolha em 2014 não poderia ser diferente”, disse o presidente da Câmara de Educação Básica, Moacyr Feitosa.

Durante a reunião serão discutidos o alinhamento dos planos municipais com as diretrizes nacionais da educação, as bases do Plano Nacional de Educação junto ao Sistema Nacional de Educação e o regime de colaboração entre os entes federativos.

Além dos conselheiros nacionais, o ministro da Educação, José Henrique Paim, é um dos convidados para participar da mesa de abertura da reunião, prevista para ocorrer no próximo mês de maio, em São Luís. Avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira, são algumas das atribuições do Conselho Nacional de Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário