sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente: ecologista lamenta devastação ecológica no MA


Francisco Soares, o Titico ( Coordenador do projeto Unidade Pacificadora Ambiental-UPA
Titico
Titico durante uma ação da UPA.
Hoje é o dia Mundial do Meio Ambiente.
Um dia que poderia ser comemorado por todos, mas, na verdade, o que a gente ver é um rastro de destruição com o descaso dos políticos e do governo que nada fazem para minimizar a depredação ambiental.
Na realidade não temos quase nada  o que comemorar neste dia. A luta pelo meio ambiente é muito desigual: enquanto as grandes nações se preocupam em gastar milhões em guerra,o nosso planeta vive em descontrole total na questão ambiental. É preciso que todos nós nos conscientizamos para que estamos perdendo para as grandes maquinas, motosserra e pessoalmente pelas mãos dos homens.
Lamentavelmente, o estado Maranhão não fica longe dessa realidade. Parte dos nossos rios já se encontram poluídos; parte da nossa mata já estão praticamente devastada e nada esta sendo feito para que possamos solucionar estes graves problemas.
Esperamos que neste dia 05 de junho os políticos do nosso estado façam frente nessa grande mobilização ambiental porque são eles que fazem as leis e executam as políticas.
Em nossa cidade todos os rios praticamente não existem mais, estão poluídos, agonizando. Outros estão só na memória como por exemplo: Rio Pimenta, Rio Paciência e o Rio Anil, que ainda resiste bravamente e é por isso que estamos tentando conscientizar desde a Vila Palmeira, Camboa, Liberdade, Monte de Castelo, num grande mutirão de conscientização para que não joguem garrafas,vidros, sacolas plásticas e tantos outras formas de lixos inorgânicos nos nosso mananciais.
O Rio Anil atualmente está se tornando um grande “lixão plástico”, quilômetros de garrafas pet já podem ser visto entre a Vila Palmeira e a Liberdade.
Essa é uma triste realidade onde as pessoas ainda conseguem colocar sua sacola de lixo no rio, que por sua vez ainda é uma área de sustento de famílias de pescadores que ainda pegam caranguejo, sururu e peixes.
Esperamos que todos nós aproveitamos este Dia Mundial do Meio Ambiente para pensarmos sobre uma nova realidade. Vamos formalizar um documento para exigirmos aos governos, às autoridade dos órgãos ambientais e aos deputados para que votem uma lei para que a área entre a Liberdade e Vila Palmeira torne-se uma área de preservação ambiental e impeça que as grandes construções não avancem mais .
Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário