sexta-feira, 6 de junho de 2014

Prefeitura de São Luís participa da 4ª Conferência de Saúde do Trabalhador

A Prefeitura de São Luís participou, na manhã desta quinta-feira (5), da abertura oficial da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama. O evento será realizado até esta sexta-feira (6) e discutirá a implantação de políticas públicas para o bem-estar do trabalhador na rede pública. A Conferência Estadual reúne representantes das macrorregiões de São Luís, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês e Viana e serve como preparatório para a Conferência Nacional.
“Temos como princípio na gestão do prefeito Edivaldo primar pelas condições as quais o trabalhador é submetido durante o seu exercício de função na rede pública. Com base em determinações do Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Saúde, estamos cumprindo as discussões regionais para, em seguida, propor soluções que serão encaminhadas para o âmbito nacional”, explicou a adjunta da Secretaria de Saúde, Silvia Viana, que representou a titular da pasta, Helena Duailibe, no evento.
A representante técnica do Ministério da Saúde (MS), Terezinha Reis de Souza Maciel, enfatizou a mobilização dos servidores públicos na capital. “Em nome do Governo Federal, quero parabenizar a todos e tenho a certeza de que São Luís terá destaque na proposição de soluções para garantir não somente o respeito e a dignidade ao trabalhador da saúde como também um atendimento de ainda mais qualidade ao cidadão”, afirmou Terezinha Maciel.
O compromisso com o bem-estar dos servidores foi ressaltado pela diretora do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), Márcia de Souza Rodrigues. “Como lidamos com a saúde mental das pessoas, o desgaste físico e, principalmente, psicológico dos funcionários é grande. Por isso, quatro dos nossos servidores estão no momento recebendo atenção especial para atenderem melhor a população”, destacou.
No primeiro dia do evento, foi promovida a Conferência Magna para implementação da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo. Para sistematizar o debate foram promovidos painéis temáticos durante o turno da tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário