terça-feira, 3 de junho de 2014

São Luís atinge metas de vacinação do Ministério da Saúde

A Prefeitura de São Luís atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para as campanhas de vacinação contra a gripe e contra o HPV. Dados do Programa Nacional de Imunização, totalizados nesta segunda-feira (2), mostram que na capital maranhense 158.069 pessoas receberam as doses da vacina contra influenza (H1N1). O número representa 80% do público-alvo da campanha.
O resultado alcançado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mobilizou, principalmente, os trabalhadores da área da saúde e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Os dois grupos estão definidos como prioritários pelo MS e em São Luís foi garantida a vacinação de 100% desse público.
“A Prefeitura fez um grande trabalho de envolvimento dos profissionais responsáveis pela vacinação e atuou para conscientizar a população sobre a importância da vacina que protege contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país. Apesar desse resultado positivo vamos continuar vacinando para atingir a totalidade do público-alvo”, declarou a secretária de Saúde, Helena Duailibe.
Entre os grupos que devem tomar a vacina, as gestantes e crianças menores de cinco anos registraram uma adesão mais baixa à campanha. Por esse motivo, a Semus intensificará a mobilização entre esse público e a vacina contra a gripe continuará disponível em todas as unidades de saúde da cidade.
Adolescentes
Outro resultado positivo alcançado pelo município de São Luís na área da saúde foi a campanha de vacinação contra o HPV, que também teve a meta atingida. Até agora, 20.865 adolescentes que pertencem ao grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde foram vacinadas contra o papiloma vírus humano.
Nesta campanha estão sendo imunizadas meninas de 11 a 13 anos. Para atingir a meta, a Prefeitura disponibilizou as doses da vacina em escolas, públicas e particulares, e nos postos de saúde da rede municipal. A vacinação continuará até que todo o público-alvo seja imunizado. Para vacinar contra o HPV, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação.
A Secretaria Municipal de Saúde também realizará um amplo trabalho de conscientização para que a população fique atenta à próxima etapa da campanha, com a aplicação da segunda dose, no mês de setembro.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário