quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Reitor da UFMA assume novo cargo de direção na Andifes

FORTALEZA – O reitor da UFMA Natalino Salgado passou a ocupar um dos cargos da diretoria nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Andifes, eleita no início deste mês, em Fortaleza. A presidência ficará a cargo do reitor da Universidade Federal de São Carlos (SP), Targino de Araújo. A nova diretoria é composta ainda pelos reitores Zaki Sobrinho, da Federal do Paraná, Márcia Perales, da Federal do Amazonas e Orlando do Amaral, da Federal de Goiás. O mandato tem duração de um ano.
Desde que assumiu o cargo de reitor, Natalino Salgado Filho tem conquistado posições de destaque na Associação Nacional, fruto, entre outros motivos, do seu desempenho frente à UFMA, o que colocou a instituição em um patamar e grau de importância nunca antes visto na história da ANDIFES . O prestígio do reitor junto ao governo federal e, mais especificamente, junto ao Ministério da Educação também são decisivos para a escolha de Natalino pelos seus pares para compor o núcleo decisivo da entidade, que reúne todos os reitores das universidades federais do país.
Salgado já exerceu, por exemplo, a presidência da Comissão dos Hospitais Universitários, assim como foi eleito para representar a entidade no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Também foi o vice-presidente da regional Nordeste em três ocasiões distintas. O Hospital Universitário da UFMA, referência em atendimento de alta complexidade no Estado, já foi considerado pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, um dos melhores do país.
A um ano de concluir o seu segundo mandato como reitor, Natalino Salgado parece ter fôlego inesgotável quando se trata de batalhar para fazer da UFMA uma instituição respeitada no país. “Participar da diretoria da Andifes é importante para relevar o nome da UFMA e para que possamos abrir novos canais de negociação com o governo federal”, ressaltou.
Essa é a 23ª diretoria da Andifes desde a sua criação. Um ponto pautará a administração. A Andifes vai lutar pela implantação da Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais que propõe a expansão do ensino superior público federal com as correções propostas pelos seus membros. O documento será entregue a todos os candidatos à Presidência da República.


Nenhum comentário:

Postar um comentário