quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Zé Inácio agradece eleição e promete trabalho

O município de Bequimão ganha seu primeiro deputado estadual em 78 anos de emancipação: é Zé Inácio (PT), que tem longa história de luta em movimentos sociais, sobretudo em favor do homem do campo. O petista obteve 38.753 votos e foi o 20º mais votado entre os 42 parlamentares eleitos neste domingo (5). A vitória de Zé Inácio foi bastante comemorada em sua cidade natal, onde correligionários, eleitores e lideranças políticas que o apoiaram durante a campanha estiveram presentes para parabenizá-lo.
Para Zé Inácio, mais do que uma conquista democrática, o mandato de deputado estadual significa a oportunidade de representar sua região e a luta dos trabalhadores do campo na Assembleia Legislativa: “Minha gratidão ao povo do Maranhão e aos meus conterrâneos de Bequimão continuará sendo demonstrada com muita luta e trabalho em prol das comunidades quilombolas e dos trabalhadores do campo, que precisam de voz e vez nas políticas públicas do estado”, ressaltou.
Trajetória
Zé Inácio é advogado com formação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde iniciou sua militância política, atuando no movimento estudantil. Trabalhou em defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da população negra.
Desenvolveu também várias ações como membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). Foi Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, de 2005 a 2010. Sua origem humilde demarca a opção profissional e política em defesa da população menos favorecida.
O petista traz consigo uma forte identidade com as questões do campo e da cidade. Sua atuação no MDA foi voltada à implantação dos programas do governo Lula, tais como: Territórios Rurais, Territórios da Cidadania, Colegiados Territoriais, Projetos de investimento para os Municípios rurais (casas familiar rural, agroindústrias, centros de comercialização, etc), Crédito para Agricultura Familiar, por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), criação e apoio aos assentamentos rurais e outras ações de infra estrutura sócio-econômica e produtiva.
Filiado ao PT desde 1990, Zé Inácio é um militante dedicado à organização e construção do partido que elegeu o presidente Lula. o deputado eleito é um dos dirigentes políticos mais jovens e um dos mais influentes na defesa do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar no atual cenário maranhense.
Sua trajetória é marcada pela luta pela redução das desigualdades e da pobreza no Maranhão e pela defesa da melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo, por meio do acesso às políticas públicas de qualidade, principalmente de educação, saúde, esporte, cultura e lazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário