quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estande “São Luís, Cidade Jardim” apresenta propostas sustentáveis ao público da FeliS


O estande do programa “São Luís, Cidade Jardim”, do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), tem atraído a curiosidade dos visitantes da 8º edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), realizada pela Prefeitura de São Luís. Recebendo cerca de 400 visitas por dia, no estande é possível obter dicas de práticas sustentáveis e conhecer o programa, que visa transformar os espaços públicos da cidade em locais ajardinados e preservados, através de parceria com a iniciativa privada e sociedade.
“O zelo com o espaço público é compartilhado e precisamos criar a sensação de
pertencimento. A conscientização da população, além de ações nas escolas, pode utilizar de espaços como este, para difundir e promover o programa”, explicou o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho. Ele frisou que a sensibilização é importante para promover a transformação da cidade e que a FeliS está sendo positiva para divulgação.
No estande do Impur, estão em exposição materiais reciclados como puffs de garrafas pet e pneus transformados em vasos de flores. Os visitantes ainda podem aprender a fazer jardins suspensos, uma técnica que usa garrafas de refrigerante, de leite ou de material de limpeza para fazer mudas de plantas, uma alternativa para quem não tem espaço em casa e deseja contribuir com o ajardinamento da cidade.
A funcionária pública, Erotildes de Sousa Melo, fez questão de aprender a produção dos jardins suspensos, para levar a técnica para condomínio onde mora no bairro da Camboa. “Gostei muito do projeto e vou começar a fazer na minha casa e na casa das minhas irmãs. No pouco espaço que temos vamos fazer o jardim suspenso com garrafa pet e vamos tentar implantá-lo também em nosso condomínio”, comprometeu-se Erotildes.
Quem também pretende compartilhar o conhecimento adquirido no estande do Impur é a professora Gracilene Machado, que compreende a preservação da área verde da cidade como uma obrigação de todos. Ela pretende repassar as informações à família dela e aos estudantes da escola onde trabalha. “Na escola, trabalhamos com projetos de sustentabilidade para que os alunos se interessem pelo tema. Levaremos mais estas informações”, relatou a professora.

CIDADE JARDIM
“São Luís Cidade Jardim” é um macroprograma que prevê ações em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral a fim de realizar intervenção paisagística em vários espaços da cidade. O programa se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.
O objetivo é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. Além disso, o programa trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, canteiros, entre outros espaços públicos.

SOBRE A 8ª FELIS
A 8ª Feira do Livro de São Luís acontece até este domingo (9), na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês, e em outros espaços do bairro do Desterro.  O evento é realizado pela Prefeitura, através da Func e da Semed, com correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA); patrocínio da Vale; e apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), FMRB e Secretaria de Estado da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário