quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SIND-UFMA LANÇA CAMPANHA DE FILIAÇÃO E DEBATE RUMOS PARA 2015


O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão - SIND-UFMA lançou, em assembleia realizada na sexta passada, no Centro Pedagógico Paulo Freire, a campanha de filiação ao sindicato. Na ocasião foi aprovado o valor da contribuição associativa e realizadas mais de duzentas filiações.
Segundo o secretário executivo do SIND-UFMA, Cristiano Capovilla, novas ações estão programadas para o início do próximo ano. “Vamos levar a campanha de filiação para os campi do continente e fazer assembleias para debater com os professores os desafios para 2015”, afirmou.
Em maio deste ano, cerca de 400 professores da Universidade Federal do Maranhão manifestaram sua concordância com a criação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão, SIND-UFMA. Professores do Bacanga e de todos os campi do continente, ativos e aposentados, foram unânimes em reconhecer a importância desse novo sindicato.
Diretor do Pro Ifes, o professor Gil Vicente Figueiredo, destacou a importância da campanha para o fortalecimento do sindicato. “Estamos aqui para lançar um plano de saúde para os professores e um plano jurídico nacional. Nós, do Pro Ifes e do Sind-UFMA, defendemos, de fato, o interesse dos professores, de uma educação de qualidade para o país como um todo, que leve a soberania nacional, a uma produtividade maior do ponto de vista científico, inclusive social. Esse é o nosso objetivo”, acentuou.
Membro do Fórum Nacional da Educação, Gil Figueiredo também disse considerar um desserviço para a classe o atrelamento do sindicato de docentes a partidos políticos. “Se o sindicato é partidarizado, isso acontecia e acontece com o ANDES, o professor sabe que vai ser manipulado, vai ser usado para uma causa que não é o interesse dele, não é o interesse da educação. No Pro Ifes isso se dá de uma outra forma. Não há um objetivo focado em valorizar o interesse de partidos políticos. Até porque os professores são de todos os partidos e nós temos que respeitar todos eles e não apenas um segmento”, enfatizou.         
O SIND-UFMA é um sindicato local, sustentado pela base e organizado nacionalmente na Federação dos Sindicatos dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior - PROIFES. Luta, portanto, para mudar estruturas arcaicas que não correspondem aos reais anseios dos trabalhadores da educação pública superior, por uma renovação do movimento docente e por uma organização que realmente represente seus interesses, tanto nos assuntos relativos à carreira, salário e melhores condições de trabalho, quanto na busca por uma educação nacional de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário