terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Incra e IFMA oferecem curso superior em Agronomia no Maranhão

A superintendência regional do Incra/MA firmou Termo de Execução Descentralizada com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) para oferecer o curso superior de Bacharelado em Agronomia exclusivo para assentados e filhos de assentados dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Esta ação é realizada por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Serão oferecidas 45 vagas e o ingresso no curso será feito por meio vestibular. O curso será ofertado em sistema de alternância, compreendendo o tempo escola, de caráter intensivo, com dez etapas presenciais, e o tempo comunidade.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 04 a 10 de fevereiro de 2015, na sede do IFMA, no campus São Luís-Maracanã, localizado no bairro da Vila Esperança e pelo sítio www.ifma.edu.br.
Para realizar a inscrição, são necessários os seguintes documentos: cópia do Registro Geral de Identidade; do CPF; do título de eleitor e comprovante de votação; certificado de conclusão do ensino médio; declaração de que não concluiu, não está cursando e nem irá cursar no ato da inscrição ou no decorrer do desenvolvimento do curso de Agronomia qualquer outra formação superior.

Para comprovar a condição de assentado ou de dependente de assentado, o candidato deve apresentar certidão no ato da inscrição. Se ele for beneficiário direto basta acessar o sítio www.incra.gov.br , clicar em declaração de assentado, localizado no módulo da Sala da Cidadania. Caso o candidato seja dependente de beneficiário da reforma agrária, será necessário comparecer à Superintendência Regional do Incra-MA, no bairro do Anil e se dirigir até a Sala da Cidadania para solicitar a certidão comprobatória.

Parceria

O contrato de cooperação assinado entre o Incra-MA e o IFMA tem vigência de dezembro de 2014 a dezembro de 2019 (5 anos) e o investimento do Incra no projeto será de R$ 1.328.180,70. Para o superintendente do Incra-MA, Jowbert Alves, ter um programa como o Pronera, que desenvolve ações de educação levando em conta as especificidades do homem do campo, é uma garantia da democratização do conhecimento junto aos trabalhadores rurais. “A formação educacional com uma metodologia diferenciada gera a inclusão social dos trabalhadores rurais no meio acadêmico”, frisa.

Provas

As provas serão aplicadas em uma única etapa, no dia 01 de março de 2015, no horário vespertino, no campus do IFMA Maracanã. Constarão de 35 questões de múltipla escolha nas áreas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, além de uma redação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário