quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Secretário de agricultura Márcio Honaiser participa de reunião com a Codevasf


 
Honaiser com a equipe da Codevasf e o governador
O governador Flávio Dino recebeu, na tarde desta terça-feira (3), no Palácio dos Leões, a equipe da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Durante o encontro, que reuniu também secretários de estado, a Companhia apresentou os projetos que estão em andamento e pediu o apoio do Governo do Estado para conclusão. O governador garantiu o apoio para execução de projetos importantes, como o Água para Todos, programas de irrigação e a revitalização do perímetro Salangô.

“A atuação da Codevasf no Maranhão tem total sintonia com aquilo que o nosso governo busca, queremos executar projetos que melhorem a vida da população”, defendeu Flávio Dino, que assegurou o empenho das secretarias de Agricultura, de Cidades, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), na busca por parcerias junto ao governo federal, a fim de concluir os projetos implementados pela Codevasf no estado.

 “A Codevasf executa projetos do Governo, como na área de irrigação e de abastecimento de água, em que nós vamos buscar um alinhamento entre as ações que serão feitas por intermédio da Caema e da Sedes, com recurso do Fumacop. Temos também o programa Água para Todos em que, dos 950 sistemas simplificados de água executados pela Codevasf, 100 já estão contratados e 850 estão projetados, e nós vamos desenvolver uma ação conjunta visando a locação de recursos do governo federal”, destaca o governador, que auxiliará na parceria com o Ministério da Integração Nacional para a implantação de 337 kits de irrigação para beneficiar agricultores familiares afetados pela seca, um investimento do Água para Todos.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, explica que o objetivo da reunião foi discutir com o governador os projetos prioritários para o estado, a fim de somar esforços para conseguir mais recursos e trazer mais projetos e obras.

“Foi uma reunião importante, onde nós mostramos todos os projetos que estão em andamentos. Viemos pedir apoio e ajuda porque temos necessidade de complementação de recursos em projetos como Diques da Baixada Maranhense e os sistemas simplificados de abastecimento de água, em que cerca de mil sistemas vão atender cerca de 35 mil famílias, e projetos de irrigação”, apontou Elmo, que ainda apresentou os projetos de revitalização de bacias hidrográficas e inclusão produtiva em áreas tradicionalmente afetadas por estiagens prolongadas.

Codevasf

Instalada há dois anos no Maranhão, onde atua em 147 municípios, a Companhia é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, atendendo oito estados do Brasil.

No Maranhão a Codevasf executa projetos importantes, como a recuperação e revitalização do perímetro irrigado Salangô, localizado no município de São Mateus. A Companhia ainda dará continuidade ao projeto Diques da Baixada Maranhense, uma obra que prevê alcançar 70,6 km e beneficiar mais de 260 mil pessoas em 11 municípios com uma acumulação de água de 600 milhões de metros cúbicos. A Codevasf anunciou a conclusão do projeto de engenharia para junho deste ano, que deverá licitar e contratar as obras físicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário