segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura e Governo do Estado iniciam Semana de Saúde na Escola

Estudantes da rede municipal recebem, ao longo desta semana, avaliações nutricionais e orientação de profissionais incentivando hábitos saudáveis de alimentação. A ação faz parte das atividades da 4ª edição da Semana Nacional de Saúde na Escola, lançada na manhã desta segunda-feira (27) pela Prefeitura de São Luís e pelo governo do Estado e se estenderá até dia 30 de abril. A programação da Semana também inclui atividades de promoção da saúde bucal.
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a realização da Semana é mais uma ferramenta de garantia de bem-estar e qualidade de vida para os estudantes. "A alimentação saudável e a saúde em dia sem dúvida influenciam na aprendizagem. Por isso temos investido em atividades que colaboram para manter o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos estudantes, na perspectiva da atenção integral aos estudantes defendida pelo nosso prefeito Edivaldo", disse Geraldo.
Com o tema "Alimentação Saudável", a semana é de iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios e integra as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Na Prefeitura de São Luís, o PSE é desenvolvido por meio de uma articulação entre as secretarias de Saúde (Semus) e Educação (Semed).
Como parte da programação da Semana, gestores das unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino participaram de um seminário de mobilização, realizado no auditório do Liceu Maranhense.
ALIMENTOS
Além das ações de promoção de alimentação saudável que serão desenvolvidas nas unidades de ensino, a Prefeitura de São Luís também investe na complementação da merenda escolar com gêneros produzidos por agricultores locais.
Uma articulação entre secretarias municipais de Educação (Semed), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Segurança Alimentar (Semsa) possibilitaram a entrega de 18 gêneros alimentícios diferenciados, em complementação à merenda escolar de Unidades de Educação Básica (U.E.B.) de São Luís.
Maxixe, quiabo, vinagreira, laranja, mamão, banana e abóbora são alguns dos itens adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e que já reforçam a merenda nas escolas.
A superintendente da área de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas, explicou que a iniciativa ajudará as escolas a trabalhar os hábitos alimentares de maneira pedagógica. "Além dos alimentos que já compõem a merenda escolar, estamos adicionando folhagens e frutas colhidas na semana. É uma complementação que ajudará a tornar a merenda ainda mais balanceada e nutritiva", disse Samira.

Fonte: Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário