quarta-feira, 15 de julho de 2015

Notícias da Câmara Municipal de São Luís

 

Os vereadores de São Luís começaram a discutir o requerimento de autoria do vereador Fábio Câmara (PMDB) que solicita ao prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC), em caráter de urgência, reforço da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na cidade. A solicitação pode ser apreciada ainda a sessão da Casa nesta quarta-feira, (15).
O autor do requerimento, alega que está preocupado com a violência e o déficit de efetivo policial na cidade e, por isso, sugere ao prefeito que peça auxílio federal para conter o avanço da criminalidade.

"São Luís vive uma proliferação absurda de violência a ponto de sermos, por cinco semanas seguidas, manchetes negativas nos noticiários nacionais. Cito com destaque, o duplo assassinato ocorrido no interior de um ônibus sobre a ponte José Sarney, no São Francisco e a expulsão de moradores das suas residências por facções criminosas no Pólo Coroadinho", ressaltou o peemedebista em sua justificativa.

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Luís, Fábio Câmara  cita no documento, um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes (SET) apontando que os assaltos a ônibus viraram rotina na capital maranhense.

"Todos os dias diversos casos de assaltos a ônibus são registrados em plantões de polícias da Região Metropolitana. Dados do Sindicato das Empresas de Transportes mostram que  em 2014, foram registrados 366 assaltos de janeiro até maio e no mesmo período deste ano, foram 186 até agora", informou.

Para o líder da oposição na Câmara, o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP)  ajudaria no combate à violência na cidade. Porém, ele diz que o prefeito Edivaldo Júnior precisa usar sua influência politica em Brasília para reforçar o pedido.

"O prefeito dizia na campanha que era conselheiro da a presidente Dilma Rousseff. Agora chegou a hora de usar sua influência politica para contribuir com a segurança pública, garantindo em Brasília um reforço policial para combater a criminalidade na cidade", concluiu.

ORDEM PÚBLICA
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP)  foi criada pelo governo federal em agosto de 2004 com o objetivo de auxiliar na manutenção da ordem pública em qualquer parte do território nacional. Cerca de 10 mil homens, entre policiais militares e bombeiros de vários estados, já foram capacitados a participar da força. A FNSP atua em situações emergenciais.

PEDIDO DE SOCORRO
A solicitação de apoio à FNSP não é a primeira tentativa para tentar coibir a escalada da violência no estado. Em junho, o deputado estadual Adriano Sarney (PV), apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa com um pedido de intervenção federal no sistema de segurança estadual, mas matéria acabou sendo rejeitada pelo plenário antes de ser encaminhada à Presidência da República.

Vereador Edmilson Jansen pede a construção de abrigos para os bairros Vila Embratel e Jambeiro
De autoria do vereador Edmilson Jansen (PTC) foi encaminhado para prefeito de São Luís, o ofício, solicitando ao executivo, que determine ao secretário da SMTT, a construção de dois abrigos nas paradas de ônibus na avenida contorno que liga os bairros da Vila Embratel ao Jambeiro, reiterando requerimento nº 458/14 de sua autoria.
Segundo o vereador, se faz necessário a construção dos abrigos, onde os usuários de transporte possam estar mais seguros, sem ficar expostos ao sol e a chuva.
Edmilson Jansen também frisou sobre vários pontos de ônibus que precisam de melhorias e outros que devem ser construídos, na zona Rural, e na área metropolitana da capital.
Ainda este ano o vereador deverá fazer outra revindicação solicitando o retorno da linha de ônibus, que servia o bairro do Anjo da Guarda, a linha Cohama, tirada pela ex- secretária, Mirian Aguiar, através do superintendente de transporte da SMTT, Manoel Cruz, sem qualquer justificativa para os moradores do eixo Itaqui /Bacanga.

“O prefeito Edivaldo Holanda Junior, não tem medido seus esforços, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de São Luís. Mais temos que estar presentes e indicando para o executivo os problemas que atormentam a sociedade. Vou solicitar o retorno da linha de ônibus, atendendo o clamor dos moradores do Anjo da Guarda, que utilizam este meio e foi tirada sem qualquer justificativa pelo superintendente”, disse o vereador.Ao fazer comentário sobre as perspectivas de emprego e renda com a inauguração da loja Mateus Supermercados, inaugurada na última sexta-feira, (10), no eixo Itaqui-Bacanga, a vereadora Eidimar Gomes (PSDB) demonstrou bastante otimismo, citando como um dos itens a grande concentração populacional na região.  
Representante da região na Câmara de São Luís, a parlamentar tucana que foi uma das autoridades que estiveram na inauguração do empreendimento, agradeceu ao empresário Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, por apostar no potencial econômico da área Itaqui-Bacanga.

 —   A chegada desse empreendimento para região é de grande importância porque, além de oferecer um serviço de qualidade aos moradores, gera novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo — disse a vereadora.


O EMPREENDIMENTO

Localizado na Avenida dos Portugueses, 2000, Vila Bacanga, próximo à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a loja é resultado de uma parceria do Grupo Mateus com a Canopus Construções, o empreendimento tem 6.544,31m² de área total e apresenta modernas instalações, que permite ao cliente encontrar os produtos que deseja, de forma ágil e prática em um ambiente espaçoso, agradável e totalmente climatizado.

Com mais de 250 vagas de estacionamento, o estabelecimento possui 31 check-outs, seções Eletro, Padaria, Lanchonete, Hortifruti, Açougue, Peixaria, Frios, Resfriados& Congelados, Bazar, Higiene & Perfumaria, Limpeza, Mercearia, entre outras e um mix de aproximadamente 17 mil itens

Nenhum comentário:

Postar um comentário