quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudantes da rede municipal participam de projeto de prevenção às drogas

Com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, 150 estudantes do 8º e 9º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sá Valle, no Anill, participaram de uma palestra com o tema "Quem escolhe o seu caminho: você ou as drogas?". A palestra, promovida pelo Ministério Público com o apoio da Prefeitura de São Luís, foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite.
O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da atuação do Ministério Público e da disseminação de ações de prevenção entre os adolescentes. "O Ministério Público tem oferecido grandes contribuições para a rede municipal de ensino. Uma delas é este projeto, que dá aos adolescentes das nossas escolas subsídios para optar pelo melhor caminho. Munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nosso educandos terão muito mais firmeza para se afastar delas", disse o secretário Geraldo Castro Sobrinho.
A palestra foi ministrada pela titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da capital. As implicações do consumo de drogas na vida familiar e social dos estudantes, além da criminalidade, foram alguns dos assuntos abordados na palestra. "Praticamente todos os crimes que vão a julgamento atualmente têm alguma ligação com o tráfico de drogas. Nossa intenção é disseminar conhecimento e aumentar o poder de escolha desses adolescentes, para que saibam fazer as melhores escolhas", destacou a promotora.
PREMIAÇÃO
Para Silvia Pereira Carvalho, professora de Artes da U.E.B. Sá Valle, a palestra respaldou as informações repassadas constantemente pela escola aos adolescentes. "Sempre fazemos atividades de conscientização na escola, porque acreditamos que a informação inibe o interesse. O melhor é que, depois da palestra, esses estudantes serão multiplicadores do conhecimento adquirido para a comunidade onde eles vivem", completou a professora.
A programação do evento incluiu ainda o sorteio de livros doados pela biblioteca, realizado entre os estudantes que participaram de um miniconcurso de poesia e desenhos com o tema da campanha "Quem escolhe seu caminho? Você ou as Drogas?". O estudante do 8º ano da U.E. B Sá Valle, Thalison Gabriel Faria Moraes, 13 anos, um dos vencedores do miniconcurso, fez um desenho ilustrando um menino que conseguiu "deixar as drogas e ir para o lado bom da vida". "Estou muito feliz por meu desenho ter sido escolhido. O caminho das drogas não é bom, machuca não só o usuário como também faz a família sofrer", disse.
A palestra contou também com a participação de alguns pais de estudantes. Rosa Marly Fonseca Silva, 45 anos, mãe de Alessandra e Alexandro Fonseca da Silva, contou que além das atividades desenvolvidas pela escola, o papel dos pais é fundamental para a formação dos filhos. "Esse trabalho é muito importante, pois ajuda nos ensinamentos que nós, pais, temos por obrigação passar dentro de casa", disse.
SAIBA MAIS
A palestra com os estudantes da U.E.B. Sá Valle marca a retomada do projeto "Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?" às escolas da rede pública municipal. Com o início do segundo semestre letivo, a intenção é estimular o debate nas escolas das redes municipal e estadual de ensino, promovendo, além de palestras educativas, concursos de poesias e de desenhos entre os estudantes, para fomentar a reflexão de forma lúdica e criativa acerca do tema.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Luís e tem ainda a parceria da Biblioteca Pública Benedito Leite, dos Alcoólicos Anônimos, da Pastoral da Sobriedade e da Secretaria Estadual da Juventude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário