terça-feira, 4 de agosto de 2015

Reitor Natalino Salgado é um dos dez finalistas ao Prêmio Darcy Ribeiro

BRASÍLIA – O reitor da UFMA Natalino Salgado está entre os 10 finalistas ao Prêmio Darcy Ribeiro, edição de 2015. Seu nome foi sacramentado pelos deputados da Comissão de Educação da Câmara, que fizeram a seleção dos dez candidatos finalistas entre os 42 inicialmente indicados.
O Prêmio foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. O nome do reitor Natalino Salgado, para concorrer ao prêmio, foi indicação do deputado Victor Mendes (PV-MA), em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade maranhense e pelos avanços que a Universidade Federal do Maranhão experimentou nos últimos oito anos.
À frente da administração da Universidade desde 2007, Natalino Salgado conduziu o maior processo de transformação que a UFMA viveu em seus 49 anos de história. Desde a ampliação do corpo docente, do número de alunos, dos técnicos, da infraestrutura, dos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, passando pela expansão rumo ao interior do estado.
No dia 12 de agosto, será realizada reunião para eleição dos três agraciados que receberão o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2015, dentre os dez finalistas previamente selecionados pelos membros da Comissão. Na eleição, votarão os deputados titulares e, na sua ausência, os respectivos suplentes. A escolha será feita por meio de votação nominal e secreta com cédulas em papel e a apuração será feita imediatamente após o término da votação, durante a reunião. Os três mais votados serão os ganhadores do Prêmio, não havendo, entretanto, ordem de classificação entre eles.
A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pelo Colegiado entre aquelas indicadas por qualquer deputado ou senador.
Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação deverá considerar critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.
O resultado será divulgado na página da Comissão e enviado por e-mail a todos os membros do Congresso Nacional e a todos os inscritos que participaram do Prêmio. A premiação será entregue em Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 27 de outubro.
Se não ficar entre os três escolhidos, já que o poder do lobby tem grande influência na indicação final, Natalino Salgado já terá entrado para a história do ensino superior no Maranhão pelas realizações à frente da UFMA como o melhor reitor da instituição em cinco décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário