quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Em um ano, Programa "Mais Produção" realiza mais de 80 capacitações e 18 mil visitas técnicas em todo o Estado


O Programa Mais Produção, iniciativa do Governo do Estado para fortalecimento das cadeias produtivas do Maranhão, tem como um de seus pilares a difusão de conhecimento. As capacitações permitem aos produtores maranhenses o acesso a novas tecnologias, que maximizam resultados e geram mais renda.
 
Entre outubro de 2016 e setembro de 2017, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou 84 capacitações, beneficiando 1210 produtores, além das 1550 propriedades que recebem assistência técnica e gerencial. Nas propriedades assistidas, as visitas técnicas já passam de 18 mil.
Seja nas propriedades assistidas ou em feiras e eventos agropecuários, essas capacitações levam oportunidades a produtores e suas famílias. Dona Andréa dos Santos, de Açailândia, fez o curso de produtos derivados do leite e saiu feliz com seu certificado. "Eu amei o curso, porque aprendi a fazer coisas que eu não sabia, como doce de leite, leite condensado e vários tipos de queijo. Hoje saí daqui com um novo aprendizado e já quero que outros cursos assim venham pra cá", comemorou.
 
Já Dona Domingas do Nascimento, agricultora de Mojó, na Ilha de São Luís, fez a capacitação em agricultura orgânica e já pensa nas mudanças que fará nas hortas para valorizar seus produtos. “Achei ótimo, é o curso mais interessante que eu já fiz. Minha plantação toda vai melhorar, pra eu conseguir produzir com mais qualidade”, disse.
 
Os cursos realizados até agora contemplam as cadeias de leite e derivados, aquicultura, carne e couro, hortifruticultura e arroz e normalmente são compostos de parte teórica e prática, com entrega de certificados aos produtores.
 
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, é fundamental levar aos produtores as ferramentas necessárias para que possam crescer, e o conhecimento é a principal delas. “Os produtores maranhenses tem uma enorme vontade de trabalhar e aumentar sua produção, só precisam da assistência adequada, para melhor utilizar os equipamentos e as tecnologias disponíveis. Esse é o nosso trabalho enquanto governo, ajudando os pequenos a se tornarem grandes”, disse. 
O superintendente do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, destaca o sucesso do trabalho e que a metodologia de assistência técnica e gerencial aplicada no Maranhão poderá ser levada para outros países. “Temos percebido que o trabalho já vem fazendo a diferença. Concluiremos essa etapa de um ano de trabalho com cerca de 120 cursos ministrados e mais de 18600 visitas técnicas”, disse.
Seu Francisco de Assis Oliveira, criador de gado de leite da Região Tocantina, aprendeu a fazer a silagem, alimento utilizado na época seca para substituir o pasto, e já está trabalhando para alimentar seus 40 animais. “Iniciei o processo pra usar a silagem e estou investindo na irrigação para ter cana e outros materiais para usar. Com a assistência, a gente sabe onde precisa melhorar, no que precisa investir para crescer”, pontuou.
 Produção de mudas, agricultura orgânica, silagem para o gado, inseminação artificial de bovinos, fruticultura, produtos derivados de leite e manejo de pastagem são alguns dos cursos e oficinas realizados durante exposições agropecuárias como as de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia e alguns deles também estarão na programação da Expoema, que acontece de 14 a 21 de outubro, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário